Ninfoplastia (plastica de pequenos lábios)

A plástica de pequenos lábios da vulva ou Ninfoplastia ou Labioplastia menor redutora está indicada quando existe um aumento desproporcional (hipertrofia), diferença de tamanho (assimetria) , desde que isto esteja incomodando a paciente.

A assimetria ou a hipertrofia dos pequenos lábios da vulva é o excesso de pele ou a diferença no tamanho dos lábios menores. Em várias mulheres isto causa desconforto ou até mesmo vergonha de usar determinadas roupas.

Nestes casos onde o tamanho ou a assimetria estão causando desconforto, pode ser realizada a cirurgia íntima , também chamada de Ninfoplastia ou Labioplastia, que consiste na diminuição dos pequenos lábios.

COMO PODE SER FEITO ESTE PROCEDIMENTO?

  • Bisturi a frio
  • Alta frequência
  • laser de CO2.

É um procedimento realizado de forma ambulatorial (isto é, ser liberada no mesmo dia). O tempo de cicatrização é em torno de 15 dias, deve-se ter cuidado e não realizar prática de atividade física nem esforço dev ido ao risco de deiscência (abertura) dos pontos , e também deve-se evitar ter relações sexuais durante o período de recuperação que pode levar até 30 dias.

OQUE ESPERAR DA CIRURGIA?

A melhora do aspecto estético é o esperado com a diminuição dos pequenos lábios.

 

À PARTIR DE QUANDO PODE REINICIAR A ATIVIDADE SEXUAL?

Normalmente o processo de cicatrização se completa em até 4 semanas após a cirurgia, em alguns casos pode ser necessária abstinência sexual de 45 dias.

 

QUANTOS DIAS APÓS A NINFOPLASTIA VOLTAR AO TRABALHO?

A maioria das pacientes volta ao trabalho em 5 dias após a cirurgia, porém com restrição em relação a esforços físicos.

 

PODE HAVER DIMINUIÇÃO DA SENSIBILIDADE LOCAL APÓS A CIRURGIA?

O clitóris é o órgão relacionado ao prazer sexual na mulher,e a cirurgia não chega ao clitóris, portanto a chance de isto acontecer é mínima, e quando ocorre geralmente é temporário. Qualquer cicatriz cirúrgica pode ficar sensível por um determinado tempo e não é diferente na vulva.