Entenda o que é Climatério e Menopausa

Vamos entender um pouco mais sobre o que é Climatério e Menopausa, e quais são seus incômodos.

 

Climatério refere-se a um período de tempo variável que inicia após as manifestações das mudanças hormonais e se estende até um ano após a última menstruação. Já a Menopausa é o período que vem após o Climatério, aquele após 1 ano sem menstruação. Ou seja, Climatério é o período de transição e Menopausa é a fase não reprodutiva da mulher.

 

Em todo este período ocorrem diversas alterações endocrinológicas, psicológicas, físicas e metabólicas – algumas bem perceptíveis e outras não.

 

Quando começam a ocorrer transformações em nosso organismo após uma certa idade (a partir dos 40 anos mais ou menos), como menstruações mais falhadas, é comum as mulheres acharem que não há mais possibilidade de gestação, mas isso não é verdade. Até que a Menopausa seja confirmada (após 12 meses sem nenhuma menstruação) as mulheres ainda podem engravidar. Mesmo ocorrendo uma maior depleção dos folículos ovarianos após essa idade, tanto os níveis de estrogênio como as ovulações se mantêm por mais 10 anos em média.

 

A Menopausa é uma fase da vida da mulher que deve ser observada com bastante atenção, pois, devido às mudanças no organismo feminino, aumentam as possibilidades e agravamento de doenças. A idade média da ocorrência da Menopausa é em torno dos 51 anos, mas considera-se normal dos 40 até os 60 anos. Pode ocorrer antes desta idade, de forma natural ou cirúrgica – quando há a retirada do útero e/ou ovários – e chamasse Menopausa Precoce.

 

Quais os incômodos que a Menopausa pode trazer?

Sintomas vasomotores

As ondas de calor (fogachos) é o sintoma mais comum da peri e pós menopausa, afetando cerca de 60-80% das mulheres. Dependendo da intensidade, este sintoma pode afetar também a qualidade de vida. Em casos moderados e severos deste sintoma, a Reposição Hormonal é indicada. Este tratamento já é conhecido e é uma ótima sugestão para aliviar a sensação de calor repentino. Mas há pacientes contra-indicadas para a reposição hormonal – consulte seu médico.

 

Sintomas Urogenitais

A Menopausa também pode trazer uma situação muito desconfortável chamada Atrofia Vaginal (vulvovaginal e/ou urogenital). Esta atrofia se refere às mudanças na superfície vaginal e vulvar, que ao exame vemos como mucosa fina, pálida e seca. Os sintomas associados à atrofia vaginal são:

  • Falta de lubrificação (secura vaginal);
  • Dispareunia (desconforto e dor na relação sexual);
  • Inflamação, irritação e sensação de ardor;
  • Vontade frequente de urinar;
  • Infecção recorrente do trato urinário (cistite).

 

Vários estudos têm demonstrado que a atrofia vulvovaginal afeta negativamente a saúde sexual e a qualidade de vida da mulher. A Terapia de Reposição Hormonal melhora os sintomas tanto da atrofia como das laterações urinárias, pois melhora o epitélio da bexiga, uretra e vagina nos casos que não haja contra-indicação do uso de TH (terapia hormonal). Naqueles casos onde está contra-indicada a TH – como nos casos de pacientes que foram tratadas por câncer de mama, ovário e outros – pode ser realizado o Laser Vaginal de CO2 fracionado, também chamado de Rejuvenescimento Vaginal.

 

Se você está sentindo algum dos sintomas listados acima ou outro desconforto íntimo, marque uma consulta com seu médico para que ele possa esclarecer suas dúvidas e indicar o melhor tratamento. Você não precisa sofrer com a Menopausa.

Gostaria de contar algo para nós? Divida sua experiência nos comentários aqui embaixo.