5 fatos sobre a cirurgia íntima feminina

Você já se sentiu desconfortável com o tamanho dos pequenos lábios da vulva? já teve desejo de fazer uma cirurgia plástica íntima? Já ouviu falar da ninfoplastia? Este procedimento trata-se de uma cirurgia íntima para diminuir o tamanho dos pequenos lábios quando isto estiver incomodando.

Mas, deve-se deixar bem claro que o procedimento não é apenas estético, como a grande maioria pensa. Em alguns casos é indicado para solucionar problemas, como desconforto ao praticar caminhada e exercícios físicos, e também pode solucionar problemas como fissuras no sulco entre pequenos e grandes lábios, que, quando muito grandes ou pouco lubrificados podem levar a fissuras na penetração e durante a relação sexual.

Para você entender melhor sobre esse procedimento que tem melhorado expressivamente a saúde e autoestima de muitas mulheres, separei 5 fatos que você precisa saber sobre a cirurgia íntima. Confira!

Fatos importantes sobre a Cirurgia Íntima

1. Possui grande procura pelo procedimento – Por se tratar de uma cirurgia que concede uma autoestima melhor à mulher, a ninfoplastia tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. As principais queixas que levam as mulheres a se submeterem a esses processos incluem insatisfações estéticas. Contudo, também existem algumas mulheres que têm questões funcionais. 

No caso de triatletas e ciclistas, por exemplo, caso elas tenham hipertrofia dos lábios da vulva, podem sentir um grande desconforto na hora do ciclismo, o que as leva a procurar a cirurgia também. Além disso, ele pode aumentar a autoestima da mulher, que, por consequência, melhora sua vida sexual.

2. A cirurgia não prejudica as relações sexuais – Após a realização da cirurgia intima, é preciso ficar aproximadamente 30 dias sem relações sexuais. Depois desse período, a vida sexual pode voltar ao normal, sem nenhum tipo de alteração. Algumas mulheres podem sentir alteração na sensibilidade por um período, mas ela volta ao normal após o  período pós-operatório.

3. A cirurgia íntima não interfere no parto – Muitas mulheres se perguntam se a ninfoplastia pode atrapalhar o parto. É um mito dizer que as mulheres que fizeram ninfoplastia podem ter problemas em um parto natural pois são retirados apenas os excessos e a camada de pele necessária para que melhore o desconforto. Isso significa que a mulher pode engravidar e ter o  bebe em parto normal sem que a cirurgia íntima interfira em algum aspecto.

4. Menstruação e cirurgia íntima –  O ideal é que a mulher não menstrua logo após a cirurgia, o que pode dificultar as medidas do pós-operatório, como a colocação de compressas frias, por exemplo. Portanto, o período recomendado para realização da cirurgia é logo após o final da última menstruação. Caso a mulher menstrua, a recomendação é que seja usado o absorvente interno, uma vez que o externo pode abafar e aquecer a região.

5. Qualquer mulher pode fazer a ninfoplastia – Qualquer mulher que se sinta incomodada com o tamanho dos pequenos lábios pode buscar a orientação de um especialista para corrigir as imperfeições. Alguns pacientes querem reduzi-los apenas porque ficam constrangidas na frente de seus parceiros. Outras relatam sentir dores durante a relação sexual ou com o atrito de roupas justas. O ideal é procurar um profissional devidamente capacitado, que fará uma avaliação, durante a consulta, e tirará todas as dúvidas.

Se você tem vontade de fazer a Ninfoplastia, entretanto ainda não está segura sobre esta decisão, converse com seu médico de confiança e pergunte sua opinião. O esclarecimento de todas as dúvidas deve ser o passo básico e principal antes de realizar qualquer cirurgia.