
A DST tricomoníase é causada pelo Trichomonas vaginalis, um protozoário flagelado anaeróbio que é habitualmente adquirido através do contato sexual.
Aproximadamente acontecem 3 milhões de novos casos por ano, além disso, corresponde a 25% das infecções vaginais. Bem como pode ocorrer em qualquer faixa etária.
No diagnósticob diferencial devemos considerar outras DSTs, como: vaginose bacteriana, vaginite bacteriana, clamídia e gonorréia
A princípio 40% das pacientes não apresentam qualquer sintoma, porém, poder ser transmissoras por anos.
Nas sintomáticas temos:
Tricomoníase é uma infecção que causa intenso processo inflamatório vaginal e cervical (colo do útero) podendo, desta forma, facilitar a entrada de outras DSTs no organismo.
No homem pode ocorrer desde uretrite (inflamação da uretra) ou ser assintomática (sem sintomas). O homem ao contrário das mulheres, pode eliminar o microorganismo rapidamente.
O diagnóstico, primeiramente é feito pela suspeita clínica e achados de exame especular. O exame direto da lâmina é outra forma desde que se disponha de um microscópio. Às vezes, pode ser visualizado o protozoário na lâmina do preventivo (50%). A fita de PH vaginal também ajuda a fazer diagnóstico diferencial. Além disso, hoje em dia podemos contar com o PCR.
Os sintomas podem começar entre 4 -28 dias após o contato com parceiro contaminado.
Por fim, como todas as outras DSTs a prevenção é definitivamente o uso de preservativo. Cuide-se!