HERPES VÍRUS (DST)

A DOENÇA HERPES VÍRUS:

A infecção pelo Herpes Vírus é uma das DSTs mais frequentes no mundo. Acima de tudo pode causar desconforto e dor importante, bem como sintomas sistêmicos.  É uma doença de sintomas recorrentes, isto é, o vírus fica instalado no dermátomo do nervo podendo eventualmente reativar.

Contudo, esses vírus não sobrevivem no meio ambiente por muito tempo. Sendo que a transmissão geralmente requer a inoculação de fluídos corporais da pessoa infectada diretamente em tecidos sucetíveis da pessoa não infectada.

A relação sexual e o contato urogenital transmitem o herpes simples do mesmo modo que acontece com outras DSTs.

 

Imagem ilustrativa sobre a doença herpes

Fonte da imagem: Google

 


Herpes Vírus (HSV)

Período de incubação do Herpes Vírus:

O período de incubação (período entre o contato e a primeira manifestação) varia de 2 a 14 dias e a duração das lesões pode levar até 21 dias.

Sintomas :

A infecção primária costuma ser muito dolorosa, aparecem lesões vesiculares (bolhas pequenas) que depois abrem e se tornam úlceras. Bem como, geralmente, aparecem linfonódos (ínguas) inguinais dolorosos . Por vezes as lesões frequentemente são múltiplas e unilaterais  e podem ser acompanhadas ou não de mal estar sistémico.

Após a infeccção primária o HSV permanece em estado latente no local e por vezes pode haver reativação do vírus em outros momentos da vida. Geralmente os sintomas na recorrência são de menor intensidade e duração.

Lembrar que mesmo na recorrência existe replicação do vírus e potencial risco de transmissão.

Diagnóstico  do Herpes Vírus:

O diagnóstico é clínico e laboratorial e o tratamento adequado será instituído pelo médico assistente sempre que necessário.

Enfim, lembrar que 80 % das infecções são causadas pelo herpes vírus tipo 2 assim como 20 % pelo tipo 1. Aproximadamente 75% dos parceiros sexuais de indivíduos infectados contraem a doença, isso se a relação sexual ocorrer durante o período de atividade da doença.

As lesões são potencialmente infecciosas durante o período que vai desde os primeiros sintomas até formar a crosta nas lesões.

Tratamento da Herpes:

O tratamendo vai desde medidas gerais assim como higiene local,banhos de assento seguidos de secagem com lâmpada (30 cm distante) , analgésicos tópicos e sistêmicos. Os antivirais sistêmicos são o tratamento de escolha com dose e duração definido pelo médico assistente.