Tudo o que você precisa saber sobre ninfoplastia

A ninfoplastia é  uma cirurgia íntima feminina, que tem despertado a curiosidade em muitas mulheres. Durante muito tempo, esse assunto era pouco comentado, as mulheres não falavam sobre esse tipo de cirurgia nos consultórios, não procuraram ajuda  por falta de conhecimento e talvez por pensar que não existia esse procedimento para o seu caso específico.
Hoje com acesso às mídias,  ao grande leque de  informações, as mulheres romperam barreiras e têm buscado em grande demanda por esse procedimento. A maioria busca a cirurgia por questões de estética. Neste caso é muito importante o médico orientar, entender a história de cada paciente para avaliar se realmente é o procedimento mais adequado. Enquanto outras,  acabam procurando para falar sobre esse assunto pelo desconforto que algumas patologias podem causar.
Lembrando que,  o principal objetivo da cirurgia íntima é aumentar a auto estima e promover maior qualidade de vida para a mulher.
Leia esse artigo até o final e descubra mais informações sobre esse procedimento.

Quem pode fazer a Ninfoplastia?

A ninfoplastia é uma cirurgia plástica que tem por objetivo diminuir os pequenos lábios vaginais, estruturas que têm como principal função direcionar o jato de urina durante a micção. Além disso, os pequenos lábios também têm a função de proteger a vagina. Quando indicado, a cirurgia íntima feminina também pode alterar o tamanho e formato dos grandes lábios,  visando devolver um aspecto natural à região.
Esse procedimento cirúrgico é indicado para mulheres que estão insatisfeitas com a aparência externa  ou que sofrem com algum desconforto nessa região, como:
Crescimento dos pequenos lábios (hipertrofia), que  podem causar desconforto e baixo auto estima para a mulher;
Desconforto ou dor durante relações sexuais: Os pequenos lábios com hipertrofia acabam dobrando-se para dentro da vagina durante a penetração, gerando pequenos atritos e consequentemente dor durante penetração. Além da dor, pode gerar vergonha e ansiedade frente ao seu parceiro sexual;
Constrangimento com o uso de determinadas roupas: Roupas apertadas, biquíni , roupas de academia ou ginástica podem causar incômodo  para algumas mulheres devido ao aumento dos pequenos lábios, o qual acarretará em maior volume na região;
Incômodo em realizar atividades físicas: A hipertrofia dos grandes lábios podem causar dor e desconforto em determinadas atividades devido ao atrito, podendo gerar desconforto e dor;
Quando há excesso de peles e dobras que causam corrimentos e infecções de repetição;
Quando ocorre algum constrangimento na vida íntima, prejudicando a auto – estima.

Como é realizada a cirurgia íntima?

Normalmente é um procedimento simples, é uma cirurgia sem dor. É  utilizada a anestesia raqui ou peridural com sedação simples. Como opção, pode-se ainda usar apenas anestesia local com sedação. Assim, é feita a remoção deste excesso de pele, buscando colocar sempre esses pequenos lábios escondidos dentro dos grandes lábios, fazendo uma melhor simetria da região genital onde são dados pontos, normalmente absorvíveis,  ou seja, que não precisam ser retirados posteriormente para fechar a área onde foi retirada a pele.
A cirurgia dura aproximadamente  1 hora e por se tratar de um procedimento simples, a paciente pode ter alta no mesmo dia.
Pós- Operatório
O pós-operatório não costuma ser doloroso, embora em alguns casos, possa causar um desconforto. Normalmente a paciente pode ter um inchaço nos primeiros dias. Orienta-se fazer compressas de gelo no local, evitar calças muito apertadas , roupas desconfortáveis que possam incomodar, entre outras recomendações que podem variar de acordo com o  médico.
O retorno das atividades  é precoce, normalmente 72 horas após a cirurgia. É possível retornar gradualmente aos exercícios físicos três semanas após o procedimento. É indicado evitar exercícios que pressionem a região operada, como andar de bicicleta, caminhadas longas.
Após 30 dias a incisão já está cicatrizada, sendo possível visualizar resultados parciais. O resultado final aparece geralmente depois de 3 meses após a resolução total do edema (inchaço) pós-operatório. Pode ocorrer diminuição da sensibilidade após a cirurgia que se normaliza após a cicatrização (cerca de 30 dias). A sensibilidade durante a relação sexual não será alterada.
Benefícios da Cirurgia 
A ninfoplastia melhora autoestima de mulheres que têm vergonha do seu corpo e que se sentem mal por ter os lábios maiores do que o normal, previne infecções porque os pequenos lábios com grande volume podem levar ao acúmulo de secreções de urina que pode causar infecções e porque existe uma maior fricção e formação de feridas.
Após a realização do procedimento cirúrgico, a paciente se sente muito mais confortável para utilizar diversos tipos de roupas , até mesmo as mais justas , já que não haverá a proeminência dos lábios vaginais. A melhora do desempenho sexual é um dos benefícios da ninfoplastia que faz com que muitas mulheres se submetem a essa cirurgia. A redução do volume dos lábios elimina o constrangimento que alguns pacientes sentem diante do parceiro , além da dor durante o contato íntimo.
Se essa questão traz algum incômodo esteticamente ou algum desconforto na sua vida, no seu dia a dia isso tem solução e você pode conversar  com o seu médico para saber se existe algum procedimento que pode ser corrigido ou melhorar o aspecto da região genital.
Esse post ajudou você? Então conte aqui embaixo quais eram suas dúvidas sobre a ninfoplastia.