Terapia de Reposição Hormonal

A Terapia de Reposição Hormonal é um tratamento para repor os níveis necessários de estrogênio e progesterona no organismo, com o objetivo de aliviar os sintomas da Menopausa.

 

Muitas mulheres sofrem com a secura vaginal, tendo dores e inflamações durante a menopausa. Torna-se comum a falta de libido e constrangimento. Com a Reposição Hormonal é possível aliviar este desconforto.

 

Não é indicado somente pela função de melhora sexual, também é um tratamento conhecido da prevenção da osteoporose associada à menopausa.

 

 

Principais tipos de Terapia de Reposição Hormonal

Estrogênio
Na terapia com estrogênio são utilizados medicamentos como, por exemplo: estradiol, estrone ou mestranol. É bastante indicado para mulheres que removeram o útero.

Estrogênio e Progesterona
Na terapia com os dois hormônios são utilizados medicamentos contendo progesterona natural ou sintética, combinados com estrogênio. É bastante indicado para mulheres com útero.

 

Esta reposição de hormônios pode ser feita via oral (comprimidos) ou com adesivo para a pele.

 

Duração da Terapia de Reposição Hormonal

O tempo do tratamento pode variar de 2 a 5 anos, mas não deve exceder este período, pois poderia aumentar o risco de doenças na mulher. Todo o tratamento deve ser acompanhado pelo ginecologista, pois as doses do medicamento são ajustadas com o passar do tempo.

 

Contraindicação para a Reposição Hormonal

  • Esta terapia é contra-indicada para algumas mulheres que estejam ou tenham passado pelas seguintes situações:
  • Câncer de mama e ovários;
  • Câncer de endométrio;
  • Lúpus eritematoso sistêmico;
  • Infarto ou AVC;
  • Trombose venosa profunda;
  • Distúrbios de coagulação sanguínea;

 

Para as mulheres contra-indicadas para o tratamento, há as seguintes opções:

Para os sintomas vasomotores

  • Terapia farmacológica que consiste na prescrição de inibidores seletivos da recapitação da serotonina e inibidores seletivos da receptação da serotonina e norepinefrina.
  • Fistrogênicos que consiste em uma terapia farmacológica alternativa, porém sem evidências concretas de eficácia.

Para sintomas genitourinária

Laser Fracionado de CO2, que tem como objetivo estimular o colágeno e fibroblastos melhorando a lubrificação e os sintomas relacionados à atrofia, secura e síndrome genitourinária, provocando o rejuvenescimento dos tecidos locais e, com isso, melhorando a qualidade de vida sexual.

 

Para passar pelo Climatério e ter uma Menopausa tranquila, converse com seu médico ginecologista sobre o que você está sentindo. Assim ele poderá indicar o melhor tratamento para você.

Você já faz algum tratamento destes? Conta aqui embaixo.