
Antes de tudo, exame preventivo do colo do útero, Papanicolau ou exame citopatológico serve para rastreamento precoce das lesões precurssoras que levam ao câncer do colo uterino. O exame é feito no consultório, onde o colo é visualizado após colocação de um espéculo vaginal. Primeiramente, são coletadas células da superfície co colo e do canal que em seguida são dispostas numa lâmina ou em meio líquido. Dessa forma o material é enviado ao citopatologista para análise.
Como o câncer so colo do útero é precedido por um longo período de doença pré-invasiva, denominada lesão intraepitelial cervical (na nomenclatura antiga chamado de NIC I, NIC II E NIC III), nesse sentido, a realização periódica do exame preventivo do colo do útero tem o objetivo de diagnosticar e tratar as lesões antes que elas virem câncer.
À primeira vista, infecção persistente, provocada por um ou mais dos tipos oncogênicos de HPV é a causa necessária para o desenvolvimento da neoplasia cervical. Porém, a maioria das alterações cervicais provocadas pelo HPV não irão progredir para câncer do colo.
Outros fatores que favorecem progressão:
Primeiramente, o nome Teste de Papanicolau traz a identidade de seu idealizador, o médico Grego Geórgios Papanicolau. Em outras palavras, foi o pai da citopatologia.
Ao passo que, no Brasil, a primeira ação do ministério da saúde se deu entre 1972 e 1075, por meio da divisão nacional do câncer. Nesse ínterim, foi desenvolvido e implantado o programa Nacional de Controle do câncer. Foi destinado a enfrentar o câncer geral, mas que deu destaque ao rastreamento do câncer do colo do útero.
Além disso, outra grande contribuição no rastreamento é o exame de colposcopia, que define onde está a lesão e o melhor local para a biópsia.
CUIDADOS ANTES DA CONSULTA GINECOLÓGICA
QUANTO AO RESULTADO
O resultado pode ser :