Exame Preventivo do colo do útero

O exame preventivo do colo do útero, também chamado Papanicolau ou  exame citopatológico serve para rastreamento precoce das lesões precurssoras que podem levar ao câncer do colo uterino. O exame é feito no consultório, onde o colo é visualizado após colocação de um espéculo vaginal, e sob visão são coletadas células da superfície co colo e do canal , estas são dispostas numa lâmina ou em meio líquido e enviadas ao citopatologista para análise.

 

Como o câncer so colo do útero é precedido por um longo período de doença pré-invasiva, denominada lesão intraepitelial cervical (na nomenclatura antiga chamado de NIC I, NIC II E NIC III) a realização periódica do exame preventivo do colo do útero tem o objetivo de diagnosticar e tratar as lesões antes que elas virem câncer.

 

A infecção persistente, provocada por um ou mais dos tipos oncogênicos de HPV é a causa necessária para o desenvolvimento da neoplasia cervical, porém, a maioria das alterações cervicais provocadas pelo HPV não irão progredir para câncer do colo.

 

HISTÓRIA DA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO UTERINO

O nome Teste de Papanicolau traz a identidade de seu idealizador, o médico Grego Geórgios Papanicolau, considerado o pai da citopatologia.

Na saúde pública, a primeira ação do ministério da saúde se deu entre 1972 e 1075, por meio da divisão nacional do câncer, que desenvolveu e implantou o programa Nacional de Controle do câncer, destinado a enfrentar o câncer geral, mas que deu destaque ao rastreamento do câncer do colo do útero.

 

CUIDADOS ANTES DA CONSULTA GINECOLÓGICA

  • Não estar menstruada na data da coleta
  • Nos 2 dias anteriores ao exame evitar relações sexuais e não usar qualquer creme ou gel.

 

QUANTO AO RESULTADO

O resultado pode ser :

  1. Negativo (quando não forem detectadas alterações)
  2. Positivo (quando existem alterações nas células e pode ser necessário prosseguir investigando)
  3. Insatisfatório (por algum motivo não foi possível analisar aquele material- precisa ser repetida a coleta).